A beleza da Matemática

"Os padrões criados pelo matemático, como os do pintor ou do poeta, devem ser belos; as ideias, como as cores ou as palavras, devem se encaixar de um modo harmonioso. A beleza é o primeiro desafio: não existe lugar permanente no mundo para a matemática feia". G. H. Hardy


Since 06/06/2013

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cidadania Planetária


A Casa da Cidadania Planetária é uma filial do Instituto Paulo Freire que tem como objetivo desenvolver programas, projetos e participar de fóruns de discussão e mobilização social – locais, regionais, nacionais e internacionais, tendo como principal desafio contribuir para a construção da cidadania planetária, ativa e crítica, em diferentes espaços educativos, na perspectiva de uma cultura de sustentabilidade.
O conceito de cidadania planetária tem a ver com a consciência, cada vez mais necessária de que, assim como nós, este planeta, como organismo vivo, tem uma história. Nossa história faz parte dele. Não estamos no mundo; viemos do mundo. A Terra somos nós e tudo o que nela vive em harmonia dinâmica, compartilhando o mesmo espaço e o mesmo destino.
Educar para a cidadania planetária implica uma reorientação de nossa visão de mundo da educação como espaço de inserção do indivíduo não numa comunidade local, mas numa comunidade que é local e global ao mesmo tempo.

A Casa da Cidadania Planetária atua através de três Programas:


O Programa de Mobilização Social tem como objetivo organizar e dar visibilidade à missão e às realizações da CCP, integrando o IPF a diversos fóruns de discussão e movimentos sociais locais, regionais e planetários, com destaque para o Fórum Mundial de Educação e o Fórum Social Mundial
Os projetos e ações do Programa Educação para a Cidadania Planetária pressupõem estratégias para repensar o modelo de sociedade atual e propor novas formas de aprendizagem e novas políticas de gestão ambiental participativa, na perspectiva de promover valores e conhecimentos voltados ao exercício da cidadania planetária.
Programa Município que Educa tem como objetivo fundamental potencializar e fortalecer a dimensão educativa das diversas iniciativas da municipalidade. Para tanto, propõe uma nova concepção de arquitetura da gestão pública que consiste em promover ações articuladas e intersetoriais, estreitar a relação entre Estado e Sociedade Civil e propor uma nova lógica de gestão social do conhecimento.

Equipe


Sheila Ceccon – coordenadora da Casa da Cidadania Planetária
Julia Tomchinsky – coordenadora do Programa Município que Educa
Julciane Rocha – coordenadora do Programa Educação para Cidadania Planetária em Osasco
Ana Claudia Borges
Fernando Martins
Renato Barbosa
Vivian Battaini

Contato:

ccp@paulofreire.org