A beleza da Matemática

"Os padrões criados pelo matemático, como os do pintor ou do poeta, devem ser belos; as ideias, como as cores ou as palavras, devem se encaixar de um modo harmonioso. A beleza é o primeiro desafio: não existe lugar permanente no mundo para a matemática feia". G. H. Hardy


Since 06/06/2013

sexta-feira, 14 de junho de 2013

MinecraftEdu: uma poderosa ferramenta.

Sugestão Língua Afiada:

Minecraft: uma poderosa ferramenta.

Official Minecraft Trailer


 
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Enviado em 06/12/2011
Thank you to Vareide for making this awesome Minecraft trailer!

Minecraft é um game simulador de construção com blocos, em cenário 3D, e de fácil utilização. A mecânica do jogo está baseada no empilhamento de blocos (cubos), e na coleta de recursos para construção, misturando sobrevivência e exploração. Pode ser jogado no modo "um jogador" ou no modo "multiplayer", e faz muito sucesso entre as crianças, jovens e adultos, com mais de 40.000.000 de usuários em todo o mundo. O game possui uma Comunidade oficial, que disponibiliza novos elementos para download, como: "blocks" (blocos), "skins" (roupas/aparência), "classes" (comandos e habilidades), "tools" (ferramentas), "mods" (modo de jogo), e "textures packs" (textura/gráfico do jogo). O jogo é pago (assinatura/compra), mas dispõe de um acesso demo  para experimentar.
Baseados numa estrutura de criação de cenários, sem enredo dramático, ou objetivo pré-definidos, seus criadores desenvolveram o projeto Minecraftedu,  uma plataforma educativa, para que escolas e professores utilizem como ferramenta educacional.
Os alunos são conduzidos a compreenderem o significado do conteúdo escolar, através de tarefas que podem ser associadas a um plano de aula, permitindo a utilização do jogo em qualquer disciplina, desenvolvendo habilidades dentro dos conteúdos estabelecidos. A motivação e o interesse dos alunos são ampliados, com o uso de recursos virtuais, numa linguagem contemporânea aos jovens, abrindo espaço para a criatividade e desenvolvimento do raciocínio lógico.

O jogo foi criado por Markus "Notch" Persson, que também é o fundador da Mojang AB.

Meu filho que está no 2º ano do Ensino Fundamental que o diga!

Autor: Cláudio Luvizzutto


Home MinecraftEdu:


Bringing Minecraft to the Classroom
http://minecraftedu.com/page/




WHY MINECRAFT?
Every day, more and more teachers are using the world-building game Minecraft to engage and educate. The game is a true phenomenon and gamers young and old are using it in countless creative ways. Practitioners of Games Based Education have realized the potential and have embraced Minecraft in classrooms around the world. Now you can too!

Tradução:
PORQUE MINECRAFT?
A CADA DIA MAIS professores estão utilizando o jogo Minecraft DE construção de UM mundo VIRTUAL, para envolver e educar. O jogo é um verdadeiro fenômeno, QUE jogadores jovens e velhos estão usando de inúmeras maneiras criativas. Praticantes de Jogos BASEADOS EM Educação já perceberam ESSE potencial, e adotaram Minecraft em salas de aula em todo o mundo. Agora você também pode!

WHAT IS MINECRAFTEDU?
MinecraftEdu is the collaboration of a small team of educators and programmers from the United States and Finland. We are working with Mojang AB of Sweden, the creators of Minecraft, to make the game affordable and accessible to schools everywhere. We have also created a suite of tools that make it easy to unlock the power of Minecraft in YOUR classroom.

Tradução:
O QUE É MINECRAFTEDU?
MinecraftEdu é a colaboração de uma pequena equipe de educadores e programadores dos Estados Unidos e Finlândia. Estamos trabalhando com a Mojang LTDA da Suécia, os criadores de Minecraft, para tornar o jogo acessível e disponível para as escolas em todos os lugares. Criamos também um conjunto de ferramentas que tornam mais fácil para desbloquear o poder de Minecraft em sua sala de aula.

Purchase Minecraft
We are authorized to sell Minecraft to educational institutions at a greatly reduced cost:
  • $18.00 USD per game license for fewer than 25 copies of Minecraft.
  • $335 USD for a classroom set of 25 game licenses.
NOTE: The discounted price is only available with the purchase of the MinecraftEdu Custom Mod, for a one-time fee of $41. Prices do not include VAT where eligible. EU customers: please include a valid VAT-number. Your number can be verified here
VAT will be added according to the Finnish tax policies. Current rate 24%. 
Unsure how many game licenses you need? Read our Purchasing FAQ!

See Minecraft client system requirements here.
See Minecraft server system requirements here.

Tradução:
Compre Minecraft
Estamos autorizados a vender Minecraft para as instituições de ensino a um custo bastante reduzido:
  • $ 18,00 USD por licença de jogo.
  • $ 335 USD para uma sala de aula contendo exatamente 25 licenças de jogo.
NOTA: O preço com desconto está disponível apenas com a compra do MinecraftEdu Mod personalizado, com uma taxa única de USD 41. Os preços não incluem impostos quando elegível. Clientes da UE: por favor, inclua um número de VAT válido. 
VAT será acrescentado de acordo com as políticas fiscais finlandesas. Taxa atual de 24%.
Não está certo de quantas licenças de jogo que você precisa? Leia o nosso FAQ de compras!

Veja os requisitos do sistema para o cliente Minecraft aqui.
Consulte os requisitos do sistema para um servidor do Minecraft aqui.


Adoro o FolhaTec!

Folha de S.Paulo - FolhaTec

21/01/2013 - 03h30
Game 'Minecraft' é adotado como
ferramenta de ensino por quase mil escolas no mundo
ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO



Joel Levin, professor de uma escola em Nova York, passeia com seus alunos em uma área ampla e arborizada toda sexta-feira pela manhã para ensinar biologia. No fim da aula, ele oferece pás e outras ferramentas às crianças, que têm de 8 a 12 anos, e lança um desafio: "Usem materiais da natureza e construam o que a imaginação permitir".


Tudo acontece dentro de "Minecraft", game de construção de blocos, uma espécie de Lego virtual, que permite ao jogador montar praticamente qualquer objeto, de pequenas casas a grandes castelos e cidades inteiras.

O jogo, que foi lançado oficialmente em 2011 e tem mais de 40 milhões de usuários, é usado por Levin como plataforma educativa. E ele não está só: quase mil escolas do mundo fazem o mesmo.

Na China, alunos aprendem literatura reconstruindo cenários de romances clássicos. Na Austrália, combinações de matéria-prima para fazer novos produtos são usadas nas aulas de matemática. Na Suécia, terra natal da Mojang, companhia responsável por "Minecraft", uma escola incluiu, neste mês, o jogo na grade de disciplinas.

"Escolhi 'Minecraft' porque o jogo é um mundo aberto, cheio de possibilidades para qualquer matéria", diz Levin. "Os alunos devem seguir tarefas predeterminadas, que seguem um plano de aula."

Levin teve a ideia de usar "Minecraft" na sala de aula, quando viu sua filha de cinco anos construir, sozinha, uma casa na árvore no game.

"Percebi que ela estava aprendendo muitas coisas, como noções de geometria e física", diz. A partir daí, ele adaptou o jogo para as aulas.

Nasceu então o projeto MinecraftEDU, que vende a versão especial do game com 50% de desconto para escolas.

Cláudio Mendes, professor da Universidade Federal de Ouro Preto que estuda o uso de games na educação, diz que jogos são uma ótima ferramenta de ensino, mas que é preciso escolher bem o título.

"Simuladores de construção como 'Minecraft' ou 'SimCity' são os mais indicados por não terem missões específicas nem enredo definido, o que estimula a criatividade", diz Mendes, acrescentando que, no Brasil, a adoção de tais recursos é tímida.

PROGRAMA DA ONU

Além das escolas, "Minecraft" também virou base para projetos sociais. Até 2016, a ONU pretende revitalizar mais de 300 espaços urbanos no mundo com a ajuda do jogo.

O projeto, chamado Bloco por Bloco, é coordenado pelo Habitat, escritório da ONU para desenvolvimento urbano e ambiental, e busca envolver jovens na recuperação de áreas abandonadas.

Para isso, os locais são recriados dentro do game, e os jogadores são convidados a modificá-los virtualmente, para ver como o espaço ficaria. O primeiro local a ser revitalizado é um parquinho na periferia de Nairóbi (Quênia).

"Temos novidades para mostrar e vamos lançar um site em breve. Ainda não sabemos se há alguma cidade no Brasil, mas vamos passar por todos os continentes", diz Lydia Winters, diretora da produtora Mojang, parceira da ONU no Bloco por Bloco.”

Fonte:

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Oxyrhynchus papyrus - Arqueologia Matemática

Arqueologia Matemática



Oxyrhynchus papyrus (P.Oxy. I 29) 
mostrando um fragmento dos Elementos de Euclides.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:P._Oxy._I_29.

Geometria analítica - René Descartes

Geometria analítica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria
Sistema cartesiano de coordenadas

Em matemática, a expressão geometria analítica possui dois significados distintos. O significado moderno e avançado se refere à geometria das variedades analíticas.
A geometria analítica, também chamada geometria de coordenadas e de geometria cartesiana, é o estudo da geometria por meio de um sistema de coordenadas e dos princípios da álgebra e da análise. Ela contrasta com a abordagem sintética da geometria euclidiana, em que certas noções geométricas são consideradas primitivas, e é utilizado o raciocínio dedutivo a partir de axiomas e teoremas para obter proposições verdadeiras. A geometria analítica é muito utilizada na física e na engenharia, e é o fundamento das áreas mais modernas da geometria, incluindo geometria algébrica, diferencial, discreta e computacional.
Em geral, o sistema de coordenadas cartesianas é usado para manipular equações para planos, retas, curvas e círculos, geralmente em duas dimensões, mas por vezes também em três ou mais dimensões. A geometria analítica ensinada nos livros escolares pode ser explicada de uma forma mais simples: ela diz respeito à definição e representação de formas geométricas de modo numérico e a extração de informação numérica dessa representação. O resultado numérico também pode, no entanto, ser um vetor ou uma forma. O fato de que a álgebra dos números reais pode ser empregada para produzir resultados sobre o contínuo linear da geometria baseia-se no axioma de Cantor-Dedekind.

História

Discurso do Método
1637

A introdução da geometria analítica constituiu o início da matemática moderna. A geometria analítica é atribuída tradicionalmente a René Descartes, que fez um progresso significante em seus métodos em um ensaio chamado Geometria, que foi um dos anexos publicados no seu Discurso do Método, em 1637. Este trabalho e os seus princípios filosóficos criaram as fundações para o cálculo infinitesimal na Europa, que foi mais tarde desenvolvido independentemente por Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz.
Abraham de Moivre também foi pioneiro no desenvolvimento da geometria analítica.

Temas

Os temas importantes de geometria analítica incluem:
· Espaço vetorial;
· Definição do plano;
· Problemas de distância;
· O produto escalar para obter o ângulo entre dois vectores;
· O produto vetorial para obter um vector perpendicular a dois vetores conhecidos (e também o seu volume espacial);
· Problemas de intersecção.
Muitos destes problemas envolvem álgebra linear.

Geometria analítica moderna

A geometria analítica, no contexto da geometria algébrica, é também o nome da teoria das variedades complexas e dos espaços analíticos mais gerais. Está ligada à geometria algébrica, especialmente pelo trabalho de Jean-Pierre Serre.


René Descartes

Portrait of René Descartes
(1596-1650)

René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 – Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.

Pensamento

O pensamento de Descartes é revolucionário para uma sociedade feudalista em que ele nasceu, onde a influência da Igreja ainda era muito forte e quando ainda não existia uma tradição de "produção de conhecimento". Aristóteles tinha deixado um legado intelectual que o clero se encarregava de disseminar.
Foi um dos precursores do movimento, considerado o pai do racionalismo, e defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
Descarte viveu numa época marcada pelas guerras religiosas entre Protestantes e Católicos na Europa - a Guerra dos Trinta Anos. Viajou muito e viu que sociedades diferentes têm crenças diferentes, mesmo contraditórias. Aquilo que numa região é tido por verdadeiro, é considerado ridículo, disparatado e falso em outros lugares.
Descartes viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas veem e pensam naquilo em que acreditam.

O primeiro pensador moderno


Descarte é considerado o primeiro filósofo moderno. A sua contribuição à epistemologia é essencial, assim como às ciências naturais por ter estabelecido um método que ajudou no seu desenvolvimento. Descarte criou, em suas obras Discurso sobre o método e Meditações - a primeira escrita em francês, a segunda escrita em latim, língua tradicionalmente utilizada nos textos eruditos de sua época - as bases da ciência contemporânea.
O método cartesiano consiste no Ceticismo Metodológico - que nada tem a ver com a atitude cética: duvida-se de cada ideia que não seja clara e distinta. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser etc., Descartes instituiu a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo - ego cogito ergo sum- eu que penso, logo existo) e de Deus.
Também consiste o método de quatro regras básicas:
  • verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada;
  • analisar, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades mais simples e estudar essas coisas mais simples;
  • sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro;
  • enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.
Em relação à Ciência, Descartes desenvolveu uma filosofia que influenciou muitos, até ser superada pela metodologia de Newton. Ele sustentava, por exemplo, que o universo era pleno e não poderia haver vácuo. Acreditava que a matéria não possuía qualidades secundárias inerentes, mas apenas qualidades primárias de extensão e movimento.
Ele dividia a realidade em res cogitans (consciência, mente) e res extensa (matéria). Acreditava também que Deus criou o universo como um perfeito mecanismo de moção vertical e que funcionava deterministicamente sem intervenção desde então.
Matemáticos consideram Descartes muito importante por sua descoberta da geometria analítica. Até Descartes, a geometria e a álgebra apareciam como ramos completamente separados da Matemática. Descartes mostrou como traduzir problemas de geometria para a álgebra, abordando esses problemas através de um sistema de coordenadas.
A teoria de Descartes forneceu a base para o Cálculo de Newton e Leibniz, e então, para muito da matemática moderna. Isso parece ainda mais incrível tendo em mente que esse trabalho foi intencionado apenas como um exemplo no seu Discurso Sobre o Método.

Geometria

O interesse de Descartes pela matemática surgiu cedo, no “College de la Flèche”, escola do mais alto padrão, dirigida por jesuítas, na qual ingressara aos oito anos de idade. Mas por uma razão muito especial e que já revelava seus pendores filosóficos: a certeza que as demonstrações ou justificativas matemáticas proporcionam. Aos vinte e um anos de idade, depois de frequentar rodas matemáticas em Paris (além de outras), já graduado em Direito, ingressa voluntariamente na carreira das armas, uma das poucas opções “dignas” que se ofereciam a um jovem como ele, oriundo da nobreza menor da França. Durante os quase nove anos que serviu em vários exércitos, não se sabe de nenhuma proeza militar realizada por Descartes.

A geometria analítica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado Geometria, como um dos três apêndices do Discurso do Método, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna. Nela, em resumo, Descartes defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci - Princípios Matemáticos

Homem Vitruviano

Leonardo da Vinci - Princípios Matemáticos

Homem Vitruviano
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg?uselang=pt

Homem Vitruviano - é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.

O desenho atualmente faz parte da coleção/coleção da Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia)em Veneza, Itália.

Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.

Proporções 
O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquitecto/arquiteto romano  Marcus Vitruvius Pollio na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino:
  • um palmo é o comprimento de Cinco dedos;
  • um pé é o comprimento de quatro palmos;
  • um côvado é o comprimento de seis palmos;
  • um passo são quatro côvados;
  • a altura de um homem é quatro côvados;
  • "erit eaque mensura ad manas pansas";
  • o comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura;
  • a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem;
  • a distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem;
  • a distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem;
  • o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem;
  • a distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem;
  • a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem;
  • a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem;
  • o comprimento da mão é um décimo da altura de um homem;
  • a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto;
  • a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto;
  • o comprimento da orelha é um terço do da face;
  • o comprimento do pé é um sexto da altura.
Vitrúvio já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo que o encaixe saiu corretamente perfeito dentro dos padrões matemáticos esperados.

O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e os outros é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano.

O desenho também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo. É interessante observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do círculo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional phi (aproximadamente 1,618).